Confira as próximas palestras do Colégio Kodomo

21 Jan. 2023 | Colégio Kodomo

PALESTRA GANBATTE

Em um mundo globalizado, onde é imperativo ser feliz, ter um propósito e ser altamente produtivo, agir para alcançar um alto desempenho em todas as áreas de vida se tornou uma obrigação.

E para lidar com essa demanda existe um conceito da cultura japonesa que encaixa perfeitamente – Ganbatte.

Ganbatte é um termo cujo significado é maior do que as palavras em português conseguem traduzir, mas seria algo como “faça o melhor possível e não desista”.

Mas por trás desse conceito aparentemente simples, existe um contexto cultural:

Os resultados dependem das suas ações e não de fatores externos;

Se não atingiu o resultado, mas deu o seu melhor, tudo bem;

Se ainda não chegou no seu objetivo, esforce-se mais!

Na prática isso se traduz em atitudes mais proativas, com foco no aprendizado e aprimoramento contínuo. “O mais importante é aprender durante o percurso e se tornar uma pessoa mais sábia por meio do Ganbatte”

Então não se trata de buscar a felicidade, como um pote de ouro no final do arco-íris, mas sim de estar atento, presente e evoluir ao dar o seu melhor a cada instante. E sabe, isso contribui demais para uma felicidade duradoura e profunda!

24 Nov. 2020 | 19h00 | Via Google Meet

PALESTRA ENSINO TÉCNICO

Ao entrarem no Kodomo, nós da equipe já temos objetivos claros para os nossos alunos... prepará-los para passarem nas escolas Técnicas. Mas acreditamos que não basta prepará-los para passarem, precisamos prepará-los para viverem uma realidade diferente da realidade das escolas de Fundamental II, ou seja, precisamos prepará-los para:

Enfim, tudo muda quando os nossos pequenos, neste momento, não tão pequenos ganham asas e precisam voar sozinhos. Por isso, entendemos que somente passar não é o suficiiente, precisam se preparar para os desafios que o novo trará para eles.

As escolas Técnicas, sejam elas, ETECS ou Federais exigirá muito deles e é nossa tarefa ajudá-los agora a se prepararem para o amanhã. Pensando nestas questões é que anualmente fazemos um encontro de alunos e pais com a Tuca (Relações Institucionais da ETEC Prof. Dra. Doroti Q. K. Toyora). Este ano não poderíamos deixar de realizá-los, embora num formato diferente. É importante a participação de vocês, pois é o momento não só para ouvir, mas também para tirar dúvidas.

Perdeu nossa Palestra? Confira no nosso canal no YouTube!

02 Dez. 2020 | 19h00 | Via Google Meet

PALESTRA MOTTAINAI

Mottainai é o simples ato de ser digno, de respeitar e ser grato aos recursos que se tem.

Não se trata de economizar, mas sim de ser sustentável com os recursos como por exemplo: tempo, humano, material e profissional.

O Mottainai traduz todos os valores contemporâneos ao assimilar as necessidades que temos de utilizar os recursos ao nosso redor do melhor jeito possível, eliminando o desperdício e fazendo com que criemos um novo modo de encarar as situações do cotidiano através da educação ambiental, redução de custos e aprimoramento do capital humano.

Vamos saber mais sobre isso? Convidamos vocês para um encontro com a Tiemi Yamashita caçadora de desperdícios, palestrante e estrategista social. Temos certeza que vocês vão gostar e aprenderão muito!

Perdeu nossa Palestra? Confira no nosso canal no YouTube!